(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

COVID-19: Três Corações restringe atividades após lotação da UTI

Em menos de um mês, a cidade registrou 245 casos e dobrou o número de hospitalizados na Unidade Terapia Intensiva (UTI); prefeitura e diretoria estão em alerta


09/12/2020 14:04 - atualizado 09/12/2020 15:21

Três Corações restringe atividades após aumento de casos de COVID-19 e lotação máxima de UTI(foto: Blog do Madeira/divulgação)
Três Corações restringe atividades após aumento de casos de COVID-19 e lotação máxima de UTI (foto: Blog do Madeira/divulgação)
A Prefeitura de Três Corações, no Sul de Minas, restringiu atividades após um aumento expressivo de casos do novo coronavírus na cidade. Em menos de um mês, o município somou 245 casos de COVID-19 e dobrou o número de hospitalizados na Unidade Terapia Intensiva (UTI). A lotação de leitos já atingiu 100% e pacientes em estado grave podem precisar entrar na fila de espera no Hospital São Sebastião.


De acordo com a prefeitura, a cidade contabiliza 1.193 casos de COVID-19, 34 mortes em decorrência da doença e 27 hospitalizados, sendo 16 na enfermaria e 11 na UTI. São 245 testagens positivas, mais três mortes confirmadas e o dobro de pacientes internados em menos de um mês. No dia nove de novembro, o município tinha 948 registros, 31 mortes, e 14 hospitalizados com seis na UTI.

 

“Só na última semana, foram 65 casos novos. Foi um aumento expressivo, porque desde o início da pandemia esse foi o maior número de casos confirmados em uma semana”, diz secretária de saúde, Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves.

 

Diante desse cenário, o presidente da Fundação Hospitalar São Sebastião, José Pereira da Cunha, alerta população de que pacientes com quadro grave podem ter que entrar na fila para aguardar internação. “O hospital está no limite. Uma equipe que está firme para não deixar a população na mão. Minha preocupação é que se continuar nessa velocidade que tem chegado os pacientes, nós não teremos condições de receber. O hospital está preparado e equipado para duplicar as vagas de UTI. Só não temos profissionais capacitados para contratar”, alerta.

 

Só na parte da manhã desta quarta-feira (9/12), 11 pacientes com síndrome gripal foram atendidos. “Nós tínhamos, há um mês, três pacientes na UTI. Hoje em dia, estamos, em média, com mais de 20 pacientes sendo atendidos no ambulatório, com possibilidade de internação. Então, são cinco pacientes internados por dia, com internação demorada. Vai chegar ao limite de não termos condições de receber mais pessoas”, completa.

 

A diretoria do hospital precisou fazer remanejamento nas vagas de enfermaria de pessoas que aguardavam cirurgia eletivas. “A COVID-19 ainda é uma patologia sem ter certeza como vai evoluir. Hoje, o paciente pode melhorar e amanhã piorar, então, não posso retirar esse paciente da UTI sem ter a certeza do quadro clínico”, ressalta. 

Novo decreto

A Prefeitura de Três Corações está em alerta e um novo decreto publicado começa a vale a partir da próxima segunda-feira (14/12). A cidade faz parte do Plano Minas Consciente e segue na onda amarela.

 

O documento restringe várias atividades no município. Pelo período de 10 dias, restaurantes e estabelecimentos, que atendem o público, só poderão funcionar como delivery. Eventos particulares, em salão de festas, cinemas, pontos turísticos, clubes com piscinas coletivas, prática de esportes coletivos, estão suspensos.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)